DISCIPLINA:
Trabalho e Formação Humana
texto de Domenico Losurdo
texto complementar
   
  PROFESSOR:


Gaudêncio Frigotto

  DIAS E HORÁRIOS:

3 a. feira, de 13 às 16h30

  EMENTA


Trabalho valor de uso e de troca - manifestação ou alienação de vida. Relações sociais de produção e formas históricas de trabalho humano. Trabalho e esfera da necessidade e esfera da liberdade. O trabalho base e principio formador da ontologia do ser social. Relações sociais de produção e o processo de trabalho na gênese, desenvolvimento e crises do sistema capital. A formação humana sob a lógica do capital: do capital humano à «sociedade do conhecimento», competências e «empregabilidade». Trabalho como categoria central e princípio educativo: dimensões ontológicas, econômico-filosóficas e educacionais. Formação humana unitária, tecnológica ou politécnica.

  BIBLIOGRAFIA BÁSICA

- ALLIEZ, E. Estilhaços do capital. In: Contratempo - Ensaio sobre algumas metamorfoses do capital. RJ: Paz e Terra, 1988.
- ALTVATER, E. O preço da riqueza. São Paulo: UNESP, 1998.
- ANDERSON, P. O fim da história - De Hegel a Fukuyama. R. Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1992.
- ANDERSON, P. As origens da pós-modernidade. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1999.
- ANDERSON, P. A crise da crise do marxismo. Introdução a um debate contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 1984.
-ANDERSON, Perry et all. Balanço do neoliberalismo. In: SADER, Emir e GENTILI, Pablo, orgs. Pós-neoliberalismo. As políticas sociais e o Estado democrático. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 9-38.
- ANDERSON, Perry. Estrutura e sujeito. In: _______. A crise da crise do marxismo (2a. ed.) São Paulo: Brasiliense, 1985, p. 37-64.
- ANTUNES, R Os sentidos do trabalho. Ensaio sobre a afirmação e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.
- ANTUNES, R. Adeus ao Trabalho? São Paulo: Cortez, 1995.
- ARRIGHI, Giovanni. O longo século XX. Rio de Janeiro: UNESP, 1996.
- ARROYO, M. G. O princípio educativo: o trabalho ou a resistência ao trabalho. Revista Teoria & Educação, nº 1, P. Alegre, 1990, pp. 03-44.
- ARROYO, M. Revendo os vínculos entre trabalho e educação: elementos materiais da formação humana. In: SILVA, T. T. da, (org.). Trabalho, educação e prática social. Porto Alegre: Artes Médicas 1991, p. 163-216.
- ARRUDA, M. Humanizar o infra-humano. Petrópolis: Vozes, 2003.
- ATKINSON, J. La flexibilidad laboral. Madrid: Zona Abierta, 1987.
- BAUDELOT, C. e ESTABLET, R. L' école capilaliste en France. Paris: Maspero, 1971.
- BECKER, B. F. The historical roots of the concept of human capital. Carolina: s/e, s/d.
- BELL, D. O advento da sociedade pós-industrial. Rio de Janeiro: Cultrix, 1973.
- BELUZZO, L.G. Valor e Capitalismo: um ensaio sobre Economia Política. São Paulo: Brasiliense, 1980.
- BLACKBURN, R. Depois da queda. O fracasso do comunismo e o futuro do socialismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1992.
- BORÓN, Atilio A. Imperio, imperialismo. Uma leitura crítica de Michel Hardt e Antonio Negri. Buenos Aires: CLACSO, 2002.
- BOTTMORE, T. (org.) Dicionário do pensamento marxista. Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988
- BRUGTON LABOR. PROCESS GRUP. O processo de trabalho capitalista. In: SILVA, T.T.D. (org.). Trabalho, educação e pratica social: por uma teoria da formação humana. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
- CALLINCOS, A . Um manifesto anticapitalista. Barcelona: Ed. Crítica, 2003.
- CASTELS, R. As armadilhas da exclusão. In: Vários, Desigualdade e a questão social. São Paulo: EDUC, 1997, p. 15-48,161-189.
- CHESNAIS, F. Mundialização do capital. São Paulo, Scrita, 1996.
- CHESNAIS, F. Um programa de ruptura com o neoliberalismo. In Vários, A crise dos paradigmas em ciências sociais e os desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Contraponto/Corecon, 1999, pp. 77-108.
- CHOMSKI, Noam. A luta de classes. Entrevista a David Barsamian. Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
- COCCO, G. Trabalho e Cidadania – Produção e direitos na era da globalização. São Paulo: Cortez, 2000.
- CORIAT, B. L'atelier et le chronomhtre: essai sur le taylorisme, le fordisme et la producion de masse. Paris: Cristian Bourgois, 1979.
- CORIAT, B. A revolução dos robôs: o impacto sócio-econômico da automação. S. Paulo: Busca e vida, 1989.
- CORIAT, B. Automação programável, novas formas e conceitos de produção. In: SCHMITZ, H. & CARVALHO R. Q. (org.). Automação competitividade e trabalho: a experiência internacional. S. Paulo: s/e, 1988.
COUTINHO, Carlos Nelson. (2ª ed.) Lukács, a ontologia e a política. In: ANTUNES, Ricardo e REGO, Walquiria Leão. Lukács. Um Galileu no século XX. São Paulo: Jinkings, 1996, p. 16-26.
- DEJOURS, c. A banalização da injustiça social. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1999
- DELLA VOLPE, G. et alii. Moral e sociedade. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
- ENGUITA, F. Educación, formación y empleo en el umbral de los 90. Madrid: CIDE, 1990.
- ENGUITA, M. F. Tecnologia e sociedade: a ideologia da racionalidade técnica do trabalho e educação, In: SILVA, T. T.. (org.). Trabalho, educação e pratica social: por uma teoria da formação humana. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991, p. 230-253.
- FINKEL, S. Capital humano: concepto ideológico. In: LABARCA, G. et alii, La educación burguesa. México: Nueva Imagen, 1977.
- FIORI, J.L (org.) Globalização o fato e o mito. Petrópolis: Vozes, 1999.
- FORRESTER, V. O horror econômico. São Paulo: UNESP, 1997.
- FORRESTER, V. Una extraña dictadura. México: Fondo de Cultura Econômica, 2000.
- FRIGOTTO, G. (org.) Trabalho e conhecimento, dilemas na educação do trabalhador. São Paulo: Editora Cortez, 2003.
- FRIGOTTO, G. (org.) Educação e crise do trabalho: perspectivas de final de século. Rio de Janeiro: Ed. Vozes, 1998.
- FRIGOTTO, G. e CIAVATA, M. A . Teoria e Educação no labirinto do capital. Petrópolis: Vozes, 2001.
- FRIGOTTO, G. A Produtividade da escola improdutiva. São Paulo: Cortez, 2003.
- FRIGOTTO, G. A educação e a crise do capitalismo real. São Paulo: Cortez, 2002.
- FRIGOTTO, G. Delírios da razão: Crise do capital e metamorfose conceitual no campo educacional. In GENTILI, P. A pedagogia da exclusão. Petrópolis: Vozes, 1997, p. 77-108.
- FURTADO, C. O capitalismo global. São Paulo: 1999.
- FURTADO, C. Brasil: a construção interrompida. São Paulo: Paz e Terra, 1923.
- GENTILI, P. Poder economico, ideologia y educación. Buenos Aires: Miño y D’Avila, 1997.
- GIANOTTI, J. A. Formas de Sociabilidade Capitalista. In: Trabalho e Reflexão - ensaio para uma dialética da sociabilidade. São Paulo: Brasiliense, 1983, p. 216-299.
- GORZ, A. Metamorfosis del trabajo. Madrid: Editorial Sistema, 1991.
- GORZ, A. Miseria del presente, riqueza de lo posible. Buenos Aires/Barcelona/México, Paidós, 1999.
- HARVEY, David. Condição pós-moderna. São Paulo: Loyola, 1992, p. 291-326.
- HAYEK, F. O caminho da Servidão. Rio de Janeiro: Instituto Liberal, 1987.
- HOBSBAWM, E. Os trabalhadores. Rio de Janeiro: Paz e Tera, 1981.
- HOBSBAWM, E. Mundos do trabalho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
- HOBSBAWM, E. O novo século. São Paulo: Comapnhia das Letras, 2000.
- HOBSBAWM, E. Nações e nacionalismos desde 1760. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
- HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos. O breve século XX. 1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 391-562.
- HUNT, E. K. História do pensamento econômico. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 1979.
- IANNI, O. Teorias da globalização. 2ª. ed. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996. pp.13-58 (b)
- IANNI, O. A Sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1993.
- INGRAO, Pietro e ROSSANDA, Rossana (org). Appuntamenti di fine secolo. Roma: Manifestolibri, 1995.
- JAMESON, Fredric. Pós-modernismo. A lógica cultural do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1996, p. 27-79.
- JAMESON, Fredric. A cultura do dinheiro. Petrópolis: Vozes, 2001.
- KONDER, L. O futuro da filosofia da práxis. Rio de Janeiro, Vozes, 1992.
- KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1969, p. 99-136.
- KUENZER. A pedagogia da fabrica. As relações de produção e a educação do trabalhador. São Paulo: Cortez, 1985
- KURZ, R. O colapso da modernização. Da derrocada do socialismo de caserna à crise da economia mundial. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
- LABARCA, G. Economia política de la educación. México: Ed. Nueva Imagen, 1987.
- LESSA, Sérgio. A ontologia de Lukács. Maceió: EDUFAL, 1996, p. 25-38.
- LOMBARDI, J.C., SAVIANI, D.e SANFELICE, J. L. (org). Capitalismo, trabalho e educação. Campinas: Editores Associados, 2003.
- LUKÁCS, G. La categoria de la particularidad. In: Estética La peculiaridad de lo estético. Barcelona: Editorial Grijalbo, 1967.
- LUKÁCS, G. Ontologia dell’essere sociale. Roma: Editori Riuniti, 1976.
- LUKÄCS, G. As bases ontológicas do pensamento e da atividade do homem. Temas de Ciências Humanas. São Paulo, nº 4, 1978, pp. 1-18. *
- LUKÄCS, G. Ontologia do ser social. Revista Ciências Humanas, São Paulo, 1974.
- MANACORDA, M. O princípio educativo em Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas, 1990.
- MANACORDA, M. Humanismo em Marx e Industrialismo em Marx. In: SILVA, T. T. (org.). Trabalho, educação e pratica social: por uma teoria da formação humana. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. p. 44-116.
- MANACORDA, M. Marx e a pedagogia moderna. S. Paulo: Cortez. 1991.
- MANACORDA, P. Lavoro e intelligenza nellet microelettronica. Milão: Presenze/Feltrineli. 1984.
- MARTIN, H. P. & SCHUMANN, H. A armadilha da globalização - O assalto à democracia e ao bem-estar. São Paulo: Ed. Globo, 1996.
- MARX, K. e ENGELS, F. Textos sobre educação e ensino. São Paulo: Moraes, 1983.
- MARX, K. Capítulo inédito de O Capital. Porto: E scorpião, 1975.
- MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. Lisboa: Ed. 70, 1964.
- MARX, K. Contribuição à crítica da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 1977, p. 23-27 (Prefácio: O método da economia política).
- MARX, K. O Capital. São Paulo: Abril Cultural, 1983. Liv. I, tomo 1 e 2.
- MÉSZAROS. I. Marx: a teoria da alienação. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
- MÉSZÁROS. István. Para além do capital. São Paulo: Boitempo, 2002.
- NOGUEIRA, M. A. Educação, saber, produção em Marx e Engels. São Paulo: Cortez, 1990.
- NOSELLA, P. A escola de Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas,1992.
- NOSELLA, P. O trabalho como princípio educativo em Gramsci, In: SILVA, T. T. da . (org.). Trabalho, educação e pratica social: por uma teoria da formação humana. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991,p. 134-159.
- O' CONNOR, J. La crise fiscale del Stato. Turin: Einaudi, 1977.
- O'CONNOR, J. La crisis capitalista actual e la teoria de la crisis In: El significado de la crisis: una introdución teorica. Madrid: Editorial Revolución, 1988. p. 19-57
- OFFE, C. Sistema educacional, sistema ocupacional e política da educação - Contribuição à determinação das funções sociais do sistema educacional. Revista Educação & Sociedade, 35, S. Paulo, 1990.
- OFFE, C. Problemas estruturais do Estado capitalista. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.
- OFFE, C. Trabalho a categoria chave da sociologia? Revista Brasileira de Ciências Sociais. Rio de Janeiro: ANPOCS (10): 5-20 v. 4, Jun. 1989.
- OLIVEIRA, F. A crítica a razão dualista. O ornitorrinco. São Paulo: Boitempo, 2003.
- OLIVEIRA, F. Os direitos do antivalor - A economia política da hegemonia imperfeita. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
- PAIVA, V. Educação e qualificação para o trabalho: uma revisão da bibliografia internacional. Rio de Janeiro: IEI, 1989.
- PALLOIX. C. O processo de trabalho capitalista - do fordismo ao neofordismo. In: Processo de trabalho e estratégia de classe. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
- PARIS, C. O animal cultural. São Paulo: Editora da UFSCAR, 2002.
- RAMOS, M. N. A pedagogia das competências: Autonomia ou adaptação? São Paulo: Cortez, 2001
- RODRIGUES, J. S. A educação politécnica no Brasil. Rio de Janeiro: EDUFF, 1998. PP.55-109
- RIFKIN, J. Fin del trabajo. Barcelona: Paidós, 1996.
- RONCHEY, A. Il limite de capitalismo tra la fine del comunismo e la Guerra del Golfo. Milão: Rizzoli, 1991.
- SALM, C. Escola e trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1980.
- SANTOS, B. Reinventando a democracia. Entre o pre-contratualismo e o pós-contratualismo. In: HELLER, Agnes et al. A crise dos paradigmas em ciências sociais. Rio de Janeiro: Contraponto, 1999, p. 33-75.
- SAVIANI, D .Sobre a concepção de politécnica, Revista Trabalho, Educação e Saúde. Rio de Janeiro, Editora da FIOCRUZ, Ano 1, n 1, 2004.
- SÁVTCHENCO, P. O Que é o Trabalho? Moscou: Edições Progresso, 1987, p. 7- 32 e p. 33-115.
- SCHAFF, A. Sociedade informática. São Paulo: Brasiliense, 1990.
- SCHULTZ, T. Capital humano. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
- SCHULTZ, T. O valor econômico da educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1962.
- SENNETT,R. A corrosão do Caráter. São Paulo: Editora record, 1999.
- SILVA, T. T. (org) Trabalho, educação e pratica social. Porto Alegre: Artes Medicas, 1991.
- SINGER, D. Quien dominará el milênio – ellos o nosotros? México: Siglo Vintiuno, 2000.
- SINGER, P. Uma Utopia Militante - Repensando o Socialismo. Rio de Janeiro: Vozes, 1999.
- SINGER, P. Tecnologia contra puestos de trabajo: el nacimento de una nueva era. Madrid: Paidós, 1996.
- THOMPSON, E. P. A miséria da teoria. Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
- THOMPSON, E. P. A formação da classe operaria inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
- TOFLER. A. A empresa flexível. Rio de Janeiro: Record, 1985.
- WACQUANT, Loic. As prisões da miséria. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
- WILLIANS, R. Hacia los años 2000. Barcelona: Grijalbo, 1984.
- WOOD, Ellen Melksins. A origem do capitalismo. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
- WOOD, E. M. Capitalismo y emancipación humana. Revista El Cielo por Asalto, Buenos Aires, (4): 24-39, 1992 .
- WOOD, E. M. A democracia contra o capitalismo. México: Siglo Vintiuno editores, 200.
- WRIGHT, E. O. Clase, crisis y Estado. Madrid: Siglo XXI, 1983