|
PROFESSOR:
|
Gaudêncio Frigotto
|
DIAS
E HORÁRIOS: |
3 a. feira, de 13 às 16h30
|
EMENTA |
Trabalho
valor de uso e de troca - manifestação ou alienação
de vida. Relações sociais de produção
e formas históricas de trabalho humano. Trabalho e esfera
da necessidade e esfera da liberdade. O trabalho base e principio
formador da ontologia do ser social. Relações sociais
de produção e o processo de trabalho na gênese,
desenvolvimento e crises do sistema capital. A formação
humana sob a lógica do capital: do capital humano à
«sociedade do conhecimento», competências e
«empregabilidade». Trabalho como categoria central
e princípio educativo: dimensões ontológicas,
econômico-filosóficas e educacionais. Formação
humana unitária, tecnológica ou politécnica.
|
BIBLIOGRAFIA
BÁSICA |
- ALLIEZ, E. Estilhaços do capital. In: Contratempo - Ensaio
sobre algumas metamorfoses do capital. RJ: Paz e Terra, 1988.
- ALTVATER, E. O preço da riqueza. São Paulo: UNESP,
1998.
- ANDERSON, P. O fim da história - De Hegel a Fukuyama.
R. Janeiro, Jorge Zahar Editor, 1992.
- ANDERSON, P. As origens da pós-modernidade. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar Editor, 1999.
- ANDERSON, P. A crise da crise do marxismo. Introdução
a um debate contemporâneo. São Paulo: Brasiliense, 1984.
-ANDERSON, Perry et all. Balanço do neoliberalismo. In:
SADER, Emir e GENTILI, Pablo, orgs. Pós-neoliberalismo.
As políticas sociais e o Estado democrático. Rio
de Janeiro: Paz e Terra, 1995, p. 9-38.
- ANDERSON, Perry. Estrutura e sujeito. In: _______. A crise da
crise do marxismo (2a. ed.) São Paulo: Brasiliense, 1985,
p. 37-64.
- ANTUNES, R Os sentidos do trabalho. Ensaio sobre a afirmação
e a negação do trabalho. São Paulo: Boitempo, 1999.
- ANTUNES, R. Adeus ao Trabalho? São Paulo: Cortez, 1995.
- ARRIGHI, Giovanni. O longo século XX. Rio de Janeiro:
UNESP, 1996.
- ARROYO, M. G. O princípio educativo: o trabalho ou a
resistência ao trabalho. Revista Teoria & Educação,
nº 1, P. Alegre, 1990, pp. 03-44.
- ARROYO, M. Revendo os vínculos entre trabalho e educação:
elementos materiais da formação humana. In: SILVA,
T. T. da, (org.). Trabalho, educação e prática
social. Porto Alegre: Artes Médicas 1991, p. 163-216.
- ARRUDA, M. Humanizar o infra-humano. Petrópolis: Vozes,
2003.
- ATKINSON, J. La flexibilidad laboral. Madrid: Zona Abierta,
1987.
- BAUDELOT, C. e ESTABLET, R. L' école capilaliste en France.
Paris: Maspero, 1971.
- BECKER, B. F. The historical roots of the concept of human capital.
Carolina: s/e, s/d.
- BELL, D. O advento da sociedade pós-industrial. Rio de Janeiro: Cultrix,
1973.
- BELUZZO, L.G. Valor e Capitalismo: um ensaio sobre Economia
Política. São Paulo: Brasiliense, 1980.
- BLACKBURN, R. Depois da queda. O fracasso do comunismo e o futuro
do socialismo. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1992.
- BORÓN, Atilio A. Imperio, imperialismo. Uma leitura
crítica de Michel Hardt e Antonio Negri. Buenos Aires:
CLACSO, 2002.
- BOTTMORE, T. (org.) Dicionário do pensamento marxista.
Rio de Janeiro: Jorge Zahar Editor, 1988
- BRUGTON LABOR. PROCESS GRUP. O processo de trabalho capitalista.
In: SILVA, T.T.D. (org.). Trabalho, educação e pratica
social: por uma teoria da formação humana. Porto Alegre:
Artes Médicas, 1991.
- CALLINCOS, A . Um manifesto anticapitalista. Barcelona: Ed.
Crítica, 2003.
- CASTELS, R. As armadilhas da exclusão. In:
Vários, Desigualdade e a questão social. São Paulo: EDUC,
1997, p. 15-48,161-189.
- CHESNAIS, F. Mundialização do capital. São
Paulo, Scrita, 1996.
- CHESNAIS, F. Um programa de ruptura com o neoliberalismo. In
Vários, A crise dos paradigmas em ciências sociais
e os desafios para o século XXI. Rio de Janeiro: Contraponto/Corecon,
1999, pp. 77-108.
- CHOMSKI, Noam. A luta de classes. Entrevista a David Barsamian.
Porto Alegre: Artes Médicas, 1999.
- COCCO, G. Trabalho e Cidadania – Produção
e direitos na era da globalização. São Paulo:
Cortez, 2000.
- CORIAT, B. L'atelier et le chronomhtre: essai sur le taylorisme,
le fordisme et la producion de masse. Paris: Cristian Bourgois, 1979.
- CORIAT, B. A revolução dos robôs: o impacto
sócio-econômico da automação. S. Paulo:
Busca e vida, 1989.
- CORIAT, B. Automação programável, novas
formas e conceitos de produção. In: SCHMITZ, H.
& CARVALHO R. Q. (org.). Automação competitividade
e trabalho: a experiência internacional. S. Paulo: s/e, 1988.
COUTINHO, Carlos Nelson. (2ª ed.) Lukács, a ontologia e a política.
In: ANTUNES, Ricardo e REGO, Walquiria Leão. Lukács.
Um Galileu no século XX. São Paulo: Jinkings, 1996, p. 16-26.
- DEJOURS, c. A banalização da injustiça
social. Rio de Janeiro: Editora da FGV, 1999
- DELLA VOLPE, G. et alii. Moral e sociedade. Rio de Janeiro:
Paz e Terra, 1982.
- ENGUITA, F. Educación, formación y empleo en el
umbral de los 90. Madrid: CIDE, 1990.
- ENGUITA, M. F. Tecnologia e sociedade: a ideologia da racionalidade
técnica do trabalho e educação, In: SILVA,
T. T.. (org.). Trabalho, educação e pratica social: por uma teoria da formação humana. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991, p. 230-253.
- FINKEL, S. Capital humano: concepto ideológico. In: LABARCA,
G. et alii, La educación burguesa. México: Nueva
Imagen, 1977.
- FIORI, J.L (org.) Globalização o fato e o mito.
Petrópolis: Vozes, 1999.
- FORRESTER, V. O horror econômico. São Paulo: UNESP,
1997.
- FORRESTER, V. Una extraña dictadura. México: Fondo
de Cultura Econômica, 2000.
- FRIGOTTO, G. (org.) Trabalho e conhecimento, dilemas na educação
do trabalhador. São Paulo: Editora Cortez, 2003.
- FRIGOTTO, G. (org.) Educação e crise do trabalho:
perspectivas de final de século. Rio de Janeiro: Ed. Vozes,
1998.
- FRIGOTTO, G. e CIAVATA, M. A . Teoria e Educação
no labirinto do capital. Petrópolis: Vozes, 2001.
- FRIGOTTO, G. A Produtividade da escola improdutiva. São Paulo: Cortez,
2003.
- FRIGOTTO, G. A educação e a crise do capitalismo
real. São Paulo: Cortez, 2002.
- FRIGOTTO, G. Delírios da razão: Crise do capital
e metamorfose conceitual no campo educacional. In GENTILI,
P. A pedagogia da exclusão. Petrópolis: Vozes, 1997,
p. 77-108.
- FURTADO, C. O capitalismo global. São Paulo: 1999.
- FURTADO, C. Brasil: a construção interrompida.
São Paulo: Paz e Terra, 1923.
- GENTILI, P. Poder economico, ideologia y educación. Buenos
Aires: Miño y D’Avila, 1997.
- GIANOTTI, J. A. Formas de Sociabilidade Capitalista. In: Trabalho
e Reflexão - ensaio para uma dialética da sociabilidade. São Paulo: Brasiliense, 1983, p. 216-299.
- GORZ, A. Metamorfosis del trabajo. Madrid: Editorial Sistema,
1991.
- GORZ, A. Miseria del presente, riqueza de lo posible. Buenos
Aires/Barcelona/México, Paidós, 1999.
- HARVEY, David. Condição pós-moderna. São
Paulo: Loyola, 1992, p. 291-326.
- HAYEK, F. O caminho da Servidão. Rio de Janeiro: Instituto
Liberal, 1987.
- HOBSBAWM, E. Os trabalhadores. Rio de Janeiro: Paz e Tera, 1981.
- HOBSBAWM, E. Mundos do trabalho. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
- HOBSBAWM, E. O novo século. São Paulo: Comapnhia
das Letras, 2000.
- HOBSBAWM, E. Nações e nacionalismos desde 1760.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1990.
- HOBSBAWN, Eric. Era dos extremos. O breve século XX.
1914-1991. São Paulo: Companhia das Letras, 1995, p. 391-562.
- HUNT, E. K. História do pensamento econômico. Rio
de Janeiro: Ed. Campus, 1979.
- IANNI, O. Teorias da globalização. 2ª. ed.
Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1996. pp.13-58
(b)
- IANNI, O. A Sociedade global. Rio de Janeiro: Civilização
Brasileira, 1993.
- INGRAO, Pietro e ROSSANDA, Rossana (org). Appuntamenti di fine
secolo. Roma: Manifestolibri, 1995.
- JAMESON, Fredric. Pós-modernismo. A lógica cultural
do capitalismo tardio. São Paulo: Ática, 1996, p.
27-79.
- JAMESON, Fredric. A cultura do dinheiro. Petrópolis: Vozes,
2001.
- KONDER, L. O futuro da filosofia da práxis. Rio de Janeiro, Vozes,
1992.
- KOSIK, K. Dialética do concreto. Rio de Janeiro: Paz e Terra. 1969,
p. 99-136.
- KUENZER. A pedagogia da fabrica. As relações de
produção e a educação do trabalhador.
São Paulo: Cortez, 1985
- KURZ, R. O colapso da modernização. Da derrocada
do socialismo de caserna à crise da economia mundial. Rio
de Janeiro: Paz e Terra, 1992.
- LABARCA, G. Economia política de la educación. México:
Ed. Nueva Imagen, 1987.
- LESSA, Sérgio. A ontologia de Lukács. Maceió:
EDUFAL, 1996, p. 25-38.
- LOMBARDI, J.C., SAVIANI, D.e SANFELICE, J. L. (org). Capitalismo,
trabalho e educação. Campinas: Editores Associados,
2003.
- LUKÁCS, G. La categoria de la particularidad. In: Estética La peculiaridad de lo estético. Barcelona: Editorial
Grijalbo, 1967.
- LUKÁCS, G. Ontologia dell’essere sociale. Roma:
Editori Riuniti, 1976.
- LUKÄCS, G. As bases ontológicas do pensamento e
da atividade do homem. Temas de Ciências Humanas. São
Paulo, nº 4, 1978, pp. 1-18. *
- LUKÄCS, G. Ontologia do ser social. Revista Ciências
Humanas, São Paulo, 1974.
- MANACORDA, M. O princípio educativo em Gramsci. Porto Alegre:
Artes Médicas, 1990.
- MANACORDA, M. Humanismo em Marx e Industrialismo em Marx. In:
SILVA, T. T. (org.). Trabalho, educação e pratica social: por uma teoria da formação humana. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991. p. 44-116.
- MANACORDA, M. Marx e a pedagogia moderna. S. Paulo: Cortez.
1991.
- MANACORDA, P. Lavoro e intelligenza nellet microelettronica.
Milão: Presenze/Feltrineli. 1984.
- MARTIN, H. P. & SCHUMANN, H. A armadilha da globalização
- O assalto à democracia e ao bem-estar. São Paulo:
Ed. Globo, 1996.
- MARX, K. e ENGELS, F. Textos sobre educação e
ensino. São Paulo: Moraes, 1983.
- MARX, K. Capítulo inédito de O Capital. Porto: E scorpião, 1975.
- MARX, K. Manuscritos econômico-filosóficos. Lisboa:
Ed. 70, 1964.
- MARX, K. Contribuição à crítica
da economia política. São Paulo: Martins Fontes, 1977, p. 23-27 (Prefácio: O método da economia política).
- MARX, K. O Capital. São Paulo: Abril Cultural, 1983. Liv. I, tomo
1 e 2.
- MÉSZAROS. I. Marx: a teoria da alienação.
Rio de Janeiro: Zahar, 1981.
- MÉSZÁROS. István. Para além do capital.
São Paulo: Boitempo, 2002.
- NOGUEIRA, M. A. Educação, saber, produção
em Marx e Engels. São Paulo: Cortez, 1990.
- NOSELLA, P. A escola de Gramsci. Porto Alegre: Artes Médicas,1992.
- NOSELLA, P. O trabalho como princípio educativo em Gramsci,
In: SILVA, T. T. da . (org.). Trabalho, educação e pratica social: por uma teoria da formação humana. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991,p. 134-159.
- O' CONNOR, J. La crise fiscale del Stato. Turin: Einaudi, 1977.
- O'CONNOR, J. La crisis capitalista actual e la teoria de la
crisis In: El significado de la crisis: una introdución
teorica. Madrid: Editorial Revolución, 1988. p. 19-57
- OFFE, C. Sistema educacional, sistema ocupacional e política
da educação - Contribuição à
determinação das funções sociais do
sistema educacional. Revista Educação & Sociedade,
35, S. Paulo, 1990.
- OFFE, C. Problemas estruturais do Estado capitalista. Rio de
Janeiro: Tempo Brasileiro, 1984.
- OFFE, C. Trabalho a categoria chave da sociologia? Revista
Brasileira de Ciências Sociais. Rio de Janeiro: ANPOCS (10): 5-20 v.
4, Jun. 1989.
- OLIVEIRA, F. A crítica a razão dualista. O ornitorrinco.
São Paulo: Boitempo, 2003.
- OLIVEIRA, F. Os direitos do antivalor - A economia política
da hegemonia imperfeita. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.
- PAIVA, V. Educação e qualificação
para o trabalho: uma revisão da bibliografia internacional.
Rio de Janeiro: IEI, 1989.
- PALLOIX. C. O processo de trabalho capitalista - do fordismo
ao neofordismo. In: Processo de trabalho e estratégia de
classe. Rio de Janeiro: Zahar, 1982.
- PARIS, C. O animal cultural. São Paulo: Editora da UFSCAR,
2002.
- RAMOS, M. N. A pedagogia das competências: Autonomia ou
adaptação? São Paulo: Cortez, 2001
- RODRIGUES, J. S. A educação politécnica
no Brasil. Rio de Janeiro: EDUFF, 1998. PP.55-109
- RIFKIN, J. Fin del trabajo. Barcelona: Paidós, 1996.
- RONCHEY, A. Il limite de capitalismo tra la fine del comunismo
e la Guerra del Golfo. Milão: Rizzoli, 1991.
- SALM, C. Escola e trabalho. São Paulo: Brasiliense, 1980.
- SANTOS, B. Reinventando a democracia. Entre o pre-contratualismo
e o pós-contratualismo. In: HELLER, Agnes et al. A crise
dos paradigmas em ciências sociais. Rio de Janeiro: Contraponto,
1999, p. 33-75.
- SAVIANI, D .Sobre a concepção de politécnica,
Revista Trabalho, Educação e Saúde. Rio
de Janeiro, Editora da FIOCRUZ, Ano 1, n 1, 2004.
- SÁVTCHENCO, P. O Que é o Trabalho? Moscou: Edições
Progresso, 1987, p. 7- 32 e p. 33-115.
- SCHAFF, A. Sociedade informática. São Paulo: Brasiliense,
1990.
- SCHULTZ, T. Capital humano. Rio de Janeiro: Zahar, 1973.
- SCHULTZ, T. O valor econômico da educação. Rio de Janeiro: Zahar, 1962.
- SENNETT,R. A corrosão do Caráter. São Paulo:
Editora record, 1999.
- SILVA, T. T. (org) Trabalho, educação e pratica
social. Porto Alegre: Artes Medicas, 1991.
- SINGER, D. Quien dominará el milênio – ellos
o nosotros? México: Siglo Vintiuno, 2000.
- SINGER, P. Uma Utopia Militante - Repensando o Socialismo. Rio
de Janeiro: Vozes, 1999.
- SINGER, P. Tecnologia contra puestos de trabajo: el nacimento
de una nueva era. Madrid: Paidós, 1996.
- THOMPSON, E. P. A miséria da teoria. Rio de Janeiro:
Zahar, 1981.
- THOMPSON, E. P. A formação da classe operaria
inglesa. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1987.
- TOFLER. A. A empresa flexível. Rio de Janeiro: Record,
1985.
- WACQUANT, Loic. As prisões da miséria. Rio de
Janeiro: Jorge Zahar, 2001.
- WILLIANS, R. Hacia los años 2000. Barcelona: Grijalbo,
1984.
- WOOD, Ellen Melksins. A origem do capitalismo. Rio de Janeiro:
Jorge Zahar, 2001.
- WOOD, E. M. Capitalismo y emancipación humana. Revista
El Cielo por Asalto, Buenos Aires, (4): 24-39, 1992 .
- WOOD, E. M. A democracia contra o capitalismo. México:
Siglo Vintiuno editores, 200.
- WRIGHT, E. O. Clase, crisis y Estado. Madrid: Siglo XXI, 1983
|
|
|