TRABALHO, CULTURA, CONHECIMENTO E FORMAÇÃO HUMANA
   
   
Zacarias Gama

Professor adjunto da Faculdade de  Educação; Doutor em Educação pela UFRJ; Coodenador do Núcleo de Gestão e Avaliação (EDU/UERJ). MEMBRO DO GRUPO DE ESTUDO TRABALHO, CULTURA, CONHECIMENTO E FORMAÇÃO HUMANA.

  PRINCIPAIS PUBLICAÇÕES:

- Avaliação nos Ciclos de Formação: mudançase novas direções nas escolas municipais do Rio de Janeiro . São Paulo: Fundação Carlos Chagas, Revista Estudos em Avaliação Educacional, nº 33, 2006.
- Avaliação Formativa: ensaio e uma arqueologia. São Paulo: Fundação Carlos Chagas, Revista Estudos em Avaliação Educacional, nº 29, 2004.
- Avaliação da Aprendizagem: continuidade de padrões e tendências? Anped. GT: Estado, e Política Educacional / n.05, 2003.
- Avaliação com referência a competências e habilidades: impacto nas escolas públicas do Estado do Rio de Janeiro - Relatório de Pesquisa. Rio de Janeiro: Fórum Crítico da Educação, Revista da ISEP, v.2, n.1, p. 9-30, out. 2003.
Avaliação na Escola de 2º Grau. São Paulo: Editora Papirus, 3ª ed. 2002.
- Retrato de Professores/as Cariocas: revelação feita a partir do relatório do SAEB 96 - Rio de Janeiro: MEC/INEP, Série Documental - Textos para discussão, vol 5, 1998.
- [com Eloíza da Silva Gomes] La evaluación del Aprendizaje em los programas de educación a la distancia: construción de procesos de alcance y calidad. México: Fesi y Peru: GRADE, 2005.
- [com Donaldo Bello de Souza] Professor ou Pesquisador? O Processo de Reestruturação dos Cursos de Pós-graduação em Educação. Rio de Janeiro: Quartet Editora, 2002.

  PESQUISA ATUAL:

Arqueologia de Textos Virtuais de Avaliação na WEB

O projeto “ Arqueologia de Textos Virtuais de Avaliação na WEB” problematiza a circulação de tais textos no ciberespaço , bem como a quantidade e a qualidade deles. Quais efetivamente se referem a avaliação educacional , a avaliação institucional, avaliação de programas e políticas e avaliação a distância ? Quais ainda não foram publicados fisicamente? Qual o estado desta produção ? Em que tempo e lugares geográficos ocorrem? Quais são os seus autores , suas temáticas , objetos de análise e filiações epistemológicas? Quais os padrões e tendências avaliativas predominantes? O objeto deste estudo , portanto , constitui-se somente de textos virtuais com estudos , experiências , técnicas e metodologias de avaliação em circulação na WEB. Entre seus objetivos destacam-se as elaborações de uma arqueologia dos textos encontradas, a construção de um banco de dados e de um Website, e a edição de uma Revista Eletrônica . Sua metodologia é típica da chamada arqueologia do saber desenvolvida por Foucault, tendo apenas secundariamente um caráter inventariante e descritivo da produção acadêmica e científica veiculada. Sua realização se justifica a partir da necessidade de saber que textos são estes , como defini-los ou limita-los, a quais filiações epistemológicas estão sujeitos , de que articulação são suscetíveis , a que subconjuntos dão lugar , que singularidades têm. Sua relevância não está, no entanto , somente nas possibilidades de análise arqueológica, ordenação e respostas que pretende dar às questões enunciadas, e da contribuição para os estudos de avaliação, mas , sobretudo no exame das insuficientes políticas públicas no sentido da democratização das novas tecnologias de comunicação , com destaque para a Internet , de modo a evitar a concentração delas em algumas áreas metropolitanas, e no sentido da formação humana indispensável a efetivação da reforma democrática da sociedade sabendo-se que os atuais locais de produção de textos de avaliação constroem-se como pólos de atração populacional e de inclusão digital e acadêmica , mas que acabam contribuindo para a exclusão do potencial acadêmico de importantes áreas do interior brasileiro .

  CONTATO: zacarias_gama@yahoo.com.br