|
|
TRABALHO,
CONHECIMENTO, CULTURA E POLÍTICAS PÚBLICAS DE FORMAÇÃO HUMANA |
|
|
|
COORDENADOR: |
Gaudêncio
Frigotto |
Professor
titular da Faculdade de Educação - UERJ; Doutor
em Ciências Humanas/Educação pela PUC-SP (1983);
Pesquisador 1A do CNPq e membro representante do Brasil do Comitê Diretivo do Conselho Latino-americano de
Ciências Sociais (CLACSO)
|
|
ORIENTANDOS: |
Heitor Coelho F. de Oliveira - Mestrado
Gracy Kelly Paes - Mestrado
Jacqueline Aline B. Lima - Mestrado
Maria Emília P. da Silva - Doutorado
Júlio César França Lima - Doutorado
Dorcelina Aires Rosa - Mestrado
|
|
PRINCIPAIS
PUBLICAÇÕES: |
A produtividade da Escola Improdutiva . São Paulo: Cortez, (1984), 2002.
Educação Crise do Capitalismo Real . São Paulo: Cortez, (1995). 2003.
[org] Educação e crise do Trabalho : Perspectivas de final de Século . Petrópolis: Editora Vozes , 2001.
[com M. Ciavatta] Teoria e Educação no Labirinto do Capital . Petrópolis: Vozes , 2002.
[org] Trabalho e Conhecimento : Dilemas na Educação do Trabalhador . São Paulo: Editora Cortez, 2003.
[com P. Gentili] A Cidadania Negada – Políticas de Exclusão na Educação e no Trabalho . São Paulo: Cortez, 2003.
[org. com M. Ciavatta] Ensino Médio - Ciência , Cultura e Trabalho . Brasília, MEC, 2004.
(org. com M. Ciavatta e Marise Ramos . Ensino Médio : Concepção e contradições . São Paulo, Editora Cortez, 2005.
|
|
PESQUISA
ATUAL: |
Educação
Tecnológica e o Ensino Médio: Concepções, Sujeitos e a Relação Quantidade
/ Qualidade - Apoio Cnpq (2005-2008).
O
objeto específico ou problema da pesquisa centra-se sob duas
ordens de questões que podem ter entre si autonomia em termos
de recorte de investigação mas que se relacionam em sua materialidade
constitutiva. No plano da construção ou reconstrução teórica,
busca-se analisar as dimensões e mediações estruturais e conjunturais
que nos permitem entender a ausência ou o abandono, a partir
da década de 90, do debate e da produção acadêmica e sobre a
educação tecnológica/politécnica e a relação quantidade/qualidade,
ambas cruciais na definição de políticas públicas democráticas.
No plano histórico-empírico o objetivo central é de uma apropriação
crítica dos dados estatísticos sobre a educação pública básica
de nível médio, em relação ao modo de gerar estes dados, sua
natureza, sua abrangência e consistência. pp O foco central
da pesquisa busca retomar a análise da concepção de educação
dentro da categoria de educação tecnológica/politécnica e da
relação quantidade/qualidade. Estas categorias tiveram centralidade
no confronto entre os interesses do capital e trabalho no processo
constituinte e na formulação do projeto da nova LDB mas, ao
longo da década de 1990, foram sendo substituídas por noções
da nova vulgata, mormente as de competência, de empregabilidade,
de qualidade total e de sociedade do conhecimento.
O mesmo vai ocorrer com o conceito de cidadania que, nestes
debates, circunscrevia-se a uma perspectiva da ampliação da
esfera pública, dos direitos sócias e subjetivos e dos processos
de emancipação humana e foi sendo reduzido e redefinido nos
marcos da ideologia do cidadão produtivo.
As noções de competência e de empregabilidade, que são expressões
da materialidade dos processos de produção flexível sob uma
nova base técnica e organizacional do processo produtivo na
atual fase do sistema capital e, concomitantemente aos processos
de privatização do público e de desregulamentação dos direitos
sociais, aprofundam a falsa dicotomia quantidade e qualidade
e determinam uma regressão ao pragmatismo, tecnicismo e economicismo
na teoria e nas políticas educacionais.PP A quantidade
qualificada está vinculada a direitos coletivos, à efetiva democracia
e, portanto, à dilatação da esfera pública. A qualidade total
vincula-se à esfera privada e diz respeito a cada indivíduo
reduzindo o contrato social que afirma direitos coletivos, mesmo
sob os limites das relações sociais de produção capitalista,
a contratos privados.
|
|
DESCRIÇÃO DO GRUPO: |
O grupo dedica-se às investigações no campo da educação e formação humana nas instituições e nas práticas e movimentos sociais na sua articulação com o trabalho , a cultura e o conhecimento e na sua interface teórico-prática com as políticas públicas. O horizonte epistemológico centra-se na compreensão de que os temas , questões ou problemas com as quais nos ocupamos na investigação são construções históricas e, enquanto tais , somente podem ser reconstituídos na sua materialidademediante o método histórico- dialético. Ou seja, pelo esforço do pensamento de apreender as mediações, contradições , particularidades , singularidades e universalidade dos objetos que estudamos dentro de uma totalidade histórica . Por serem objetos de pesquisa produzidos numa sociedade cindida em classes sociais , as concepções , teorias e métodos de que nos valemos para a sua compreensão , não são neutros . Sua natureza necessariamente interdisciplinar, portanto ,não pode elidir o fato de que as teorias não se somam, mas disputam os sentidos e significados das problemáticas investigadas.
|
|
EQUIPE DE PESQUISA |
|
CONTATO:
gfrigotto@globo.com |
|
|