Arqueologia de Textos Virtuais de Avaliação na WEB

   
  Zacarias Jaegger Gama

Faculdade de Educação da UERJ


RESUMO

O projeto “ Arqueologia de Textos Virtuais de Avaliação na WEB” problematiza a circulação de tais textos no ciberespaço , bem como a quantidade e a qualidade deles. Quais efetivamente se referem a avaliação educacional , a avaliação institucional, avaliação de programas e políticas e avaliação a distância ? Quais ainda não foram publicados fisicamente? Qual o estado desta produção ? Em que tempo e lugares geográficos ocorrem? Quais são os seus autores , suas temáticas , objetos de análise e filiações epistemológicas? Quais os padrões e tendências avaliativas predominantes? O objeto deste estudo , portanto , constitui-se somente de textos virtuais com estudos , experiências , técnicas e metodologias de avaliação em circulação na WEB. Entre seus objetivos destacam-se as elaborações de uma arqueologia dos textos encontradas, a construção de um banco de dados e de um Website, e a edição de uma Revista Eletrônica . Sua metodologia é típica da chamada arqueologia do saber desenvolvida por Foucault, tendo apenas secundariamente um caráter inventariante e descritivo da produção acadêmica e científica veiculada. Sua realização se justifica a partir da necessidade de saber que textos são estes , como defini-los ou limita-los, a quais filiações epistemológicas estão sujeitos , de que articulação são suscetíveis , a que subconjuntos dão lugar , que singularidades têm. Sua relevância não está, no entanto , somente nas possibilidades de análise arqueológica, ordenação e respostas que pretende dar às questões enunciadas, e da contribuição para os estudos de avaliação, mas , sobretudo no exame das insuficientes políticas públicas no sentido da democratização das novas tecnologias de comunicação , com destaque para a Internet , de modo a evitar a concentração delas em algumas áreas metropolitanas, e no sentido da formação humana indispensável a efetivação da reforma democrática da sociedade sabendo-se que os atuais locais de produção de textos de avaliação constroem-se como pólos de atração populacional e de inclusão digital e acadêmica , mas que acabam contribuindo para a exclusão do potencial acadêmico de importantes áreas do interior brasileiro .

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