Ensino Médio , Educação Profissional e seus professores

   
  Vera Corrêa

Faculdade de Educação da UERJ


RESUMO

A pesquisa tem como objeto analisar propostas político-pedagógicas orientadas para superar a dualidade existente entre a formação específica e a formação geral , desvinculadas de uma perspectiva mercadológica, fundadas nos princípios da ciência , cultura e trabalho, tendo como finalidade a pessoa humana. Atualmente, a consolidação do Ensino Médio como etapa final da Educação Básica no nosso país representa um grande desafio para professores comprometidos com a consolidação deste direito dos cidadãos. Significa a garantia das condições de acesso e de permanência dos jovens e adultos na escola, como uma das possibilidades de reverter as atuais condições de exclusão de que são vítimas. Possui dois grandes objetivos. O primeiro, compreender o processo de implantação das Políticas de Ensino Médio da Educação Profissional da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV) da FIOCRUZ, RJ, em 1988, com o movimento que levou a implantação de seu projeto político pedagógico, com a adoção do conceito de politecnia. Nessa direção, pretende-se analisar este projeto político pedagógico em seu início (1988) e no ano 2000, enfatizando permanências, tensões e mudanças.

  CONTATO: