Memória e temporalidades da formação do cidadão produtivo emancipado: Do ensino médio técnico à educação tecnológica

   
  Maria Ciavatta  
Programa de Pós-Graduação em Educação da UFF


RESUMO

Este tema de pesquisa envolve diferentes temporalidades, tanto em relação ao tempo e espaço de pesquisa, quanto à transformação do ensino médio técnico no Brasil, rumo ao ideal de uma educação que integre a formação específica e os elementos científico-tecnológicos e histórico-sociais do conhecimento técnico e profissional. O Projeto situa-se na linha de pesquisa “Reconstrução histórica da relação trabalho e educação” do Núcleo de Estudos, Documentação e Dados sobre Trabalho e Educação do PPGEd da UFF. B asicamente, significa que o trabalho, o ensino médio e a educação profissional de nível técnico e tecnológico serão examinados na sua historicidade, através de processos político-pedagógicos em curso nas escolas e na sua relação com a memória fotográfica existente em acervos institucionais e particulares sobre as escolas e seus espaços de instalação e funcionamento. O campo empírico da pesquisa estende-se da recuperação da memória do trabalho preservada em uma pequena cidade do Estado do Rio de Janeiro , Paracambi, sobre o enorme edifício da velha fábrica e sua vila operária (Companhia Brazil Industrial , 1870), desativada em 1996 e hoje ocupado por instalações escolares de ensino médio e educação profissional: um CETEP da FAETEC do Rio de Janeiro e a Escola Profissional de Música Vila Lobos. A eles deve se juntar o já aprovado futuro CEFET de Paracambi, unidade descentralizada do CEFET de Química Rio de Janeiro (1943), a exemplo do CEFET de Química de Nilópolis (1994), situado no Grande Rio. Além dos processos político-pedagógicos em curso nas escolas , provocados pela Reforma induzida pelo Decreto no. 2.208/97, me dedicarei à reconstrução da memória presente nas imagens fotográficas existentes nesses espaços de trabalho e de educação , a exemplo do Centro de Memória do CEFET de Química cuja organização está sob minha orientação, em um processo aberto de apelo à doação de fotos e à participação da comunidade escolar.


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